quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Relatório Reciclagem-Final



  1. Introdução


O grande problema dos dias de hoje é a grande quantidade de lixo produzida pelo homem. Colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando em terrenos baldios, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças.

Para a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual.

A conscientização das crianças e o fator motivacional através da reciclagem é a única esperança que nos sobra de ter um futuro ecologicamente equilibrado.

É um direito do cidadão ter um ambiente sadio, e um dever de todos preservá-lo.
























  1. Plano de Trabalho


    1. Motivar a participação dos alunos para arrecadação de latas, garrafas, papéis e vidros;
    2. Resgatar a importância do reutilizável;
    3. Intensificar o tempo que o lixo demora para se decompor;
    4. Diferenciar lixo orgânico de reciclável;
    5. Compreender a necessidade da reciclagem do lixo como forma de preservar o meio ambiente;
    6. Vestir” a idéia de que reciclagem é uma idéia arrojada, futurista, motivando a busca de várias e novas possibilidades para o reaproveitamento do material reciclável;
    7. Perceber a problematização do lixo, origem, destino, desperdício e reciclagem;
    8. Conscientizar a comunidade escolar, sobre a importância da educação ambiental na melhora da qualidade de vida, apresentando possibilidades como: confecção de roupas e acessórios de vestuário, brinquedos, aliando uma visão positiva, criativa, participativa e integrada a todos;
    9. Propor a reflexão do assunto, motivando o respeito a vida e a ecologia.
    10. Realizar atividades pedagógicas que favoreçam os alunos a compreender a importância da reciclagem como meio de sobrevivência;
    11. Elaborar duplas para pesquisarem o tema. As duplas formarão a “patrulha ecológica”;
    12. Criar “logo” para que os alunos possam usar em seu uniforme;
    13. Criar “slogan” para as faixas que serão colocadas nas escolas;
    14. Sugerir música tema: “Herdeiros do futuro – Toquinho;
    15. Exibir vídeo sobre reciclagem do lixo;
    16. Elaborar cronograma de visitação às escolas.





  1. O andamento do projeto

    1. A patrulha ecológica fará a conscientização nas escolas da cidade, fazendo visitas semanais;
    2. Criar panfletos para distribuir no portão das escolas visitadas, a pais, vizinhos, parentes, comércio e conversar com as pessoas sobre a importância da separação do lixo;
    3. Conversar com as funcionárias da cozinha da escola, perguntando-lhes o que é feito com as cascas de alimentos usados no dia a dia;
    4. Interagir com as aulas de redação, onde os alunos produzirão textos sobre a importância da reciclagem;
    5. Criar nas aulas de Educação artística, Ciências, Geografia, atividades com material reciclável, recolhido nas casas (caixa de leite, papelão, garrafas plásticas, latas, etc.);
    6. Promover uma feira de trabalhos realizados com material reciclável.
    7. Visitar a cooperativa de lixo reciclável da cidade;
    8. Elaborar entrevistas com alunos, professores, funcionários das escolas, pais vizinhos;
    9. Confeccionar cartazes para espalhar nas escolas;
    10. Colocar faixas em frente às escolas, sensibilizando a comunidade em relação ao respeito e cuidado com a vida, motivando a ação de atitudes coletivas que garantam o desenvolvimento sustentável e harmônico da sociedade em relação à natureza;
    11. Divulgação dos trabalhos desenvolvidos através de blogs criados por alunos e professores;
    12. Promover o encerramento com:
      1. Apresentação de paródias sobre a reciclagem do lixo;
      2. Teatro: situações positivas e negativas em relação ao lixo; alunos representarão cada tipo de “lixo” e falarão sua importância e qual “lixo” é jogado;
      3. Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos;
      4. Exibição de slides sobre o trabalho dos alunos;
      5. Participação do Secretário de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, falando sobre a preocupação de Araçoiaba da Serra com a coleta seletiva do lixo e o desenvolvimento sustentável.




  1. Orçamento

Os recursos utilizados terão origem em atividades promovidas pela escola como: Bazar de artigos reciclados, Comércio amigo (doações), participação de voluntários na confecção de faixas, panfletos, logos.

Observação: O grupo ainda precisa discutir o assunto.


Um comentário:

  1. Vocês fizeram um ótimo trabalho....

    Poderia ter continuado o Curso... sentimos sua falta...

    ResponderExcluir